Serviço de Prevenção da Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes




Atendimento psicossocial individual e grupal às famílias que buscam espontaneamente a entidade ou que são encaminhadas pela rede socioassistencial, as quais apresentam dificuldades no processo educativo dos filhos. 

As situações de violência física, psicológica e social; negligência e de abuso sexual, intra e extra familiar e da exploração sexual, comercial, são fatos sociais dos mais graves e incidentes da exclusão, vulnerabilidade e riscos sociais do país explicitados pelo contexto social.

 

Baseado nos dados estatísticos, não prevenir significa sempre chegar tarde demais para salvar a qualidade de vida da infância e/ou adolescência. Daí, a importância de tentar interferir antes que uma família venha a ser abusiva; ou seja, a importância da prevenção.

As literaturas reconhecem a prevenção como estratégia privilegiada para combater mais eficazmente a (re) produção da VIOLÊNCIA DOMÉSTICA contra crianças e adolescentes.

São três os níveis de prevenção reconhecidos:

  • Primaria;
  • Secundária;
  • Terciária; 

Sendo que a proposta é desenvolver a prevenção primária, que consiste em todas as estratégias dirigidas ao conjunto da população num esforço para reduzir a incidência ou o índice de ocorrência de novos casos.

As estratégias incluem de modo geral programas que abordem a temática e reforcem os vínculos pais e filhos; treinamento para desenvolvimento de pais e em escola, campanhas pelos meios de comunicação, palestras e oficinas temáticas.



Voltar

Rua Floriano Peixoto, 1063 - Centro Piracicaba/SP | CEP: 13419-140
2012 - Todos os direitos reservados. Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância/Piracicaba.