Dia Mundial do Serviço Social

Dia Mundial de Serviço Social

Todos os anos, a terceira terça-feira de março é a data instituída pela Federação Internacional de Assistentes Sociais (FITS) para celebrar o Dia Mundial do Serviço Social, o que ocorre neste dia 19, em 2013. A mensagem deste ano faz referência à promoção da igualdade social e econômica.

Veja a mensagem da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais


"Comprometemo-nos plenamente e com caráter de urgência com as pessoas de forma a que tenham poder sobre as suas próprias vidas e para resolver as causas profundas da opressão e desigualdades, trabalhando todos/as, em conjunto, para criar um mundo socialmente mais justo e equitativo, que tenhamos orgulho em deixar às gerações futuras".

Esta é a chamada da Federação Nacional de Trabalhadores Sociais (FITS) no Dia Mundial do Serviço Social, celebrado sempre na terceira terça-feira de março. "É a oportunidade anual para todas as organizações de Serviço Social darem visibilidade ao papel significativo do Trabalho Social e dos/as trabalhadores/as em todo mundo", diz o site da FITS. Ainda de acordo com a Federação, assistentes sociais de todo o mundo são pautados pelos princípios da justiça social e direitos humanos.

Em um vídeo gravado especialmente para a data, o presidente da Federação, Gary Bailey, homenageia todos/as os/as assistentes sociais do mundo, convidando/as a participarem do debate sobre os rumos da profissão e se juntarem aos compromissos firmados na Agenda Global proposta pelas entidades internacionais. "A atual situação do mundo requer unidade e engajamento em nossas ações, para uma mudança significativa em defesa da justiça social e para a implementação universal dos direitos humanos", afirma Bailey.

O presidente da FITS cita Paulo Freire, afirmando que o papel do/a assistente social não é só refletir e agir com as pessoas, mas tornar-se consciente junto com elas sobre a realidade. 

Ainda no vídeo, Bailey destaca que até o dia 26 de março, Dia do Serviço Social da Organização das Nações Unidas (ONU), atividades em todo mundo devem ser realizadas para a "promoção do trabalho do/a assistente social".  Neste dia será entregue à ONU o documento "Agenda Global de Serviço Social e Desenvolvimento Social – compromissos para a ação", elaborado em pela FITS em conjunto com a Associação Internacional de Escolas de Trabalho Social (AIETS) e Conselho Internacional de Bem Estar Social (ICSW). Um de seus compromissos é a promoção da igualdade social e econômica, central para o enfrentamento das expressões particulares da "questão social" no capitalismo contemporâneo e para projeto ético-político profissional dos/as assistentes sociais brasileiros/as. "Nosso foco principal é nos prepararmos para o pós-2015 da agenda de desenvolvimento, que inclui, por exemplo, a iniciativa piso de proteção social, trabalho decente e normas internacionais do trabalho", completa o presidente da FITS. 

Veja a mensagem de Gary Bailey: 
http://migre.me/8miIi

A data do dia mundial do Serviço Social coincide, este ano, com um momento importante para o Brasil. Isso porque acabamos de realizar um Workshop com a participação da FITS, da AIETS, da Associação Latino-americana de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ALAIETS) e de várias organizações de trabalhadores/as sociais da América Latina, que expressou um esforço coletivo de construção de uma definição mundial de Serviço Social que respeite e contemple as particularidades regionais. Essa iniciativa pautou-se na perspectiva de defesa dos princípios ético-políticos da liberdade, democracia, direitos humanos e no combate a desigualdade, defendidos pelo projeto profissional do Serviço Social brasileiro" afirmou a presidente do CFESS, Sâmya Ramos.

Um pouco mais da agenda global 
A Agenda Global para o Trabalho Social e Desenvolvimento Social traz uma série de compromissos firmados na luta comum por um mundo justo e igualitário. 

"Dedicamo-nos inteiramente e com urgência para trabalhar em conjunto com as pessoas que utilizam os serviços e com outros que compartilham nossos objetivos e aspirações, para criar um mundo socialmente justo, que teremos orgulho de deixar às gerações futuras", diz trecho do documento.

Entre as prioridades elencadas na Agenda para 2012-2016, estão: promoção de igualdades sociais e econômicas; promoção da dignidade e valor dos povos; promoção da sustentabilidade ambiental; e fortalecimento do reconhecimento da importância das relações humanas. 

Segundo a FITS, será estabelecido um plano de implementação das ações, com base em medidas de acompanhamento e revisão. E tudo será divulgado por meio de relatórios da Federação.  

Leia a Agenda Global (em inglês) :
 http://migre.me/8mjQO ou português.

Conferência mundial em Estocolmo
O presidente da FITS, Gary Bailey, também convocou os/as assistentes sociais de todo mundo a participarem da Conferência Mundial de Serviço Social. Entre os pontos a serem debatidos está a definição, em nível internacional, da profissão. 

No Workshop realizado pelo CFESS em parceria com o CRESS-RJ, este mês, no Rio de Janeiro, chegou-se a uma proposta unificada da América Latina e Caribe. O texto é mais crítico e sintonizado com o projeto ético-político profissional brasileiro, bem diferente do que vem sendo proposto pela FITS. "Construímos uma definição de Serviço Social que expressa o patrimônio teórico-metodológico e ético-político que herdamos, projetando a profissão para o futuro e para além de nossas fronteiras", afirma a conselheira do CFESS Esther Lemos. A expectativa agora é que se chegue a uma definição mundial de Serviço Social que contemple as particularidades das várias regiões do mundo.

 

Postagem do site: http://www.cresspe.org.br/cresspe


Serviço Social


Comentários sobre Dia Mundial do Serviço Social

É preciso estar logado para comentar


Fazer Login



Outras Notícias

Rua Floriano Peixoto, 1063 - Centro Piracicaba/SP | CEP: 13419-140
2012 - Todos os direitos reservados. Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância/Piracicaba.